Monte Verde

Uma vila encravada na Mantiqueira.

Verdadeiro paraíso ecológico, encravado na Serra da Mantiqueira agrada crianças, jovens e adultos em busca da natureza preservada, de turismo equilibrado e de muito sossego.

ampliar fotos

  • 1
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 2
  • 20
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 27
  • 28
  • 29
  • 3
  • 30
  • 4
  • 5
  • 6
  • 8
  • 9

Monte Verde, uma vila encravada na Mantiqueira.

Procurando uma viagem diferente, repleta de natureza em estado bruto, baixas temperaturas, romance, boa gastronomia e muito sossego? Venha conhecer Monte Verde, um refúgio totalmente verde, encravado na Serra da Mantiqueira, um dos destinos turísticos mais procurados para esportes radicais, trilhas e dias de descanso com ar com mais de 90 % de pureza.

Conhecida como “Suíça Mineira”, Monte Verde fica a mais de 1500 metros de altitude, ao extremo sul de Minas Gerais e chama atenção por sua arquitetura alpina, herança dos imigrantes europeus e pela variedade dos atrativos turísticos, como pousadas aconchegantes, hotéis e spas luxuosos, além de restaurantes de diversos estilos, de bistrôs a cantinas italianas, de botecos a restaurantes mineiros, com boas opções de lojas de sabonetes, roupas ou chocolates.
Os costumes trazidos pelos primeiros moradores, o casal leto Verner Grinberg e Emilia Grinberg, e pelos alemães, suíços e italianos que foram chegando depois, também colaboram para o ‘ar europeu’ que se respira em Monte Verde. Mas a vila tem personalidade e sotaque próprio. A hospitalidade, por exemplo, é típica do povo mineiro. Basta ir a uma das casas de queijos e vinhos, localizadas na principal avenida, para ter certeza que o clima pode ser suíço, mas o prazer em receber é do autêntico mineiro.

Acolhedora, Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. A geografia local colabora para essa união de interesses tão diferentes, pois atende tanto quem busca o turismo contemplativo, como quem não se contenta apenas em apreciar belas paisagens e quer interagir, explorar e “viver” mais emoções do que cabem em um álbum de fotos da viagem. Ou seja, Monte Verde oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada pela manhã, saborear um bom fondue, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianças e também para os adeptos do montanhismo e do radical rappel.

Conversa de mineiro 

  • Por quê Monte Verde? O nome é uma derivação do sobrenome de Verner Grinberg. Em alemão, grin é verde e Berg quer dizer monte.
  • Monte Verde não é uma cidade, é um distrito de Camanducaia.
  • A estrada que liga Monte Verde a Camanducaia foi aberta pela Cia Melhoramentos, a partir de 1939, quando a empresa chegou oficialmente à região.
  • A energia elétrica só chegou a Monte Verde em 1969.
  • A bandeira de Monte Verde foi criada em 1980. Inspirada nas cores e brazão da bandeira da Letônia, utiliza os mesmos símbolos: sol, pinheiro e gelo
  • Temperatura mais baixa da história de Monte Verde: -13° C, registrado em 1999
  • Araucária: típica das regiões frias e considerada símbolo do Rio Grande do Sul, a araucária é praticamente moldura de Monte Verde. A árvore leva dezenas de anos para crescer e só começa a dar frutos (o conhecido pinhão, típico das festas juninas) depois de adulta. Quando cai uma pinha, a outra já está começando a se formar para o próximo ano. A colheita tem início em abril e vai até agosto.
  • Pinhão: A partir de abril, as trilhas de Monte Verde ficam forradas de pinhão. Fruto do pinheiro araucária ou pinheiro de roseta, como é conhecido popularmente, o pinhão entra no cardápio de restaurantes, em pães e farofas feitos em casa, e no orçamento de famílias que vendem o produto para turistas.
  • Neve: embora a neve não caia em Monte Verde, é comum nas manhãs de inverno a paisagem acordar coberta por gelo.
  • Javalis: o clima frio de Monte Verde favorece a criação de javalis, carne recentemente incluída no cardápio de restaurantes chamados contemporâneos. A 6 km de Monte Verde, na Fazenda Estância Monte Verde, também conhecida como a Fazenda do Mathias, há uma criação com cerca de cem animais.

Dicas e Curiosidades

dicas- O ar puro, delicioso e leve está garantido em todos os meses do ano, graças aos 1.800 metros de altitude.
- A fauna e a flora são exuberantes. Beija-flores, dezenas de espécies de coloridos pássaros, esquilos, graciosos bambis, as surpresas não param. As flores de Monte Verde são únicas.
- O visual oferecido pelas montanhas é lindo e relaxante, convidando para gostosas caminhadas por agradáveis trilhas.
- Passeios a cavalo, charrete e moto são ideais.
- Para quem gosta de boa comida, Monte Verde é um prato cheio!!! Cozinha mineira, alemã, criação de trutas, doces e chocolates maravilhosos. O ambiente é propício para um bom apetite!
- O frio gostoso garante lareira para todas as noites do ano, fondues, um bom vinho, uma boa companhia...
- A rede hoteleira de Monte Verde oferece opções para todos os tipos de gostos. De grandes hotéis a acolhedoras pousadas, que recebem casais e casais com crianças. Estas contam com o acompanhamento de monitores especializados em dar um pouco de sossego para os papais...
- Monte Verde conta com aeroporto para pequenos aviões e helicópteros.

- O artesanato em Monte Verde oferece várias opções em roupas, objetos de ferro e madeira, espalhados em simpáticas lojas e shoppings.

- Os habitantes e comerciantes de Monte Verde recebem bem os turistas, criando-se, assim, clima amistoso, seguro e tranquilo.
- E Finalmente, uma grande curiosidade sobre Monte Verde: é, sem dúvida, um dos lugares mais lindos do Brasil !!dicas2


Comer chocolate
Não, esta dica realmente não é excepcional. Mas é honesta. Monte Verde é, repleta de cafés, doceiras e chocolaterias que fazem a alegria de pequenos e marmanjões. Pode ir fundo e comer bastante se estiver disposto a gastar tudo depois. A “menina dos olhos” da maioria é, sem dúvida, o espetinho de morangos cobertos de chocolate. Quer mais o que para começar, passar e terminar o dia?

Mexer o corpo
Já está com bastante energia acumulada? É hora de partir para as trilhas que Monte Verde oferece e ficar próximo da natureza. Comece com a Trilha do Pinheiro Velho, o trajeto entre a principal avenida da cidade e o aeroporto, que leva apenas alguns minutos de sua viagem se você seguir em frente sem parar para olhar as árvores centenárias que enfeitam o caminho. Se chegar ao mirante sem colocar os pulmões para fora, pode encarar uma caminhada até o topo da Serra da Mantiqueira (na divisa entre Minas Gerais e São Paulo).

Passear nas nuvens
Você já está no “Aeroporto de Monte Verde”, não é mesmo? Aproveite e curta o visual da pista de pouso mais alta do Brasil (1600 metros de altitude) tomando um chope no restaurante. Quando estiver se sentindo ótimo, chame o rapaz e diga que hoje você está corajoso, e que quer dar uma voltinha em um monomotor. Voos panorâmicos duram de 25 a 55 minutos, rendendo belas vistas de Monte Verde.

Refrescar a cuca
No km 13 entre Monte Verde e Camanducaia os viajantes podem se aventurar no rafting do Rio Jaguari. É um dos cinco melhores points do País para a prática da modalidade, considerado de níveis 4 e 5. Uma equipe experiente que treina e equipa o interessado antes de descer as corredeiras a bordo do bote inflável, se encarregará do passeio

Testar as habilidades
O passeio off road pode ser bem mais divertido se você optar pelo quadriciclo. É possível alugar as “motocas” por cerca de R$ 100 e passear pelos arredores de Monte Verde por uma hora. Durante o percurso, pode conferir pontos turísticos bacanas, como a Cascata Véu da Noiva.

Deslizar
Curta a mais nova atração de Monte Verde: uma pista de patinação ecológica de 240 metros quadrados. Não tenha medo de ousar, porque o local conta com monitores especializados em segurar a mão dos mais desastrados.

Cavalgar
Você pode alugar um cavalo em diversos pontos da vila pelo preço médio de R$ 20 por pessoa. O passeio dura cerca de uma hora.

Beijar flor
A hortência é a marca registrada de Monte Verde, e você pode aproveitá-la para tirar belas fotos. Mas o que realmente vai encantar serão os inúmeros beija-flores que voam livremente. São 16 espécies catalogadas que atraem curiosos de todo o Brasil.

Comprinhas
Impossível resistir às inúmeras ofertas de artesanato na principal avenida de Monte Verde. É possível gastar um dia inteiro visitando suas inúmeras galerias e escolhendo os melhores enfeites para a sua casa, como bonecos de pano, tapetes de tear e colchas de patchwork. Aproveite as liquidações do “pós-inverno” e compre malhas por preços incríveis.

Comer
Monte Verde tem inúmeras opções para os que são bons de garfo. O melhor: é possível encontrar restaurantes especializados em comida alemã, italiana, portuguesa e de outros países com a maior facilidade do mundo. À tarde, a dica é apreciar o chá oferecido em diversas casas e acompanhar com o famoso strudell.

Diversões e Passeios

passeios * Patinação no gelo
* Paintball
* Cachoeiras
* Trekking
* Bóia Cross
* Escalada
* Arvorismo
* Tirolesa
* Rapel
diversoes * Moutain Bike
* Lazer p/ as Crianças
* Fazendas/Fazedinhas
* Cavalo e Charrete
* Quadricíclo
* Trenzinho
* Jipe
* Moto
- São 4 picos principais, Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Mirante, Pedra Partida, todas à 2000mts, os passeios varia de 1 a 3 horas pode ser sozinho ou acompanhado de guia.

latera_mv- Quem deseja um passeio mais curto porem sem perder a beleza da vista pode visitar o Platô.

- Caso goste de rapel Monte Verde tem empresas especializadas, com equipamento profissional, e treinamento adequado.

- Para a melhor idade Monte Verde possui guias para passeios por trilhas e bosques apropriados.

- Passeio a Cavalo pelas ruas e bosques tem todos os dias onde sempre um sorridente guia o acompanhara.

- Bem a sua preferência e sossego total então porque não ir pescar em um dos rios da região.
Mas já que esta tão pertinho do rio porque não um rafiting, no segundo melhor rio para este esporte
Perigoso ? Não, de forma alguma a equipe é extremamente profissional.

- Cascata Siriema: uma cascata cheia de magia, em área cuidada pelos próprios moradores das redondezas

- Gosta de cultura e musica ? Pois aqui em Monte Verde encontra-se o maior museu do disco do Brasil.

- Patinação no gelo é uma excelente opção para as crianças e porque não para os adultos também.

- Você também encontrará 2 casas de Boliche aconchegantes com lareira e barzinho.

- Museu do Relógio Antigo: em exposição no Restaurante da Fazenda, mais de trinta relógios antigos despertam a atenção dos colecionadores.

- Um passeio de moto é indispensável. Devagar, curtindo a paisagem ou off road radical, Monte Verde tem uma excelente pista de moto traion.

- Temos em Monte Verde a maior empresa de quadriciclos do Brasil que promove passeios monitorados guiando os nossos turistas a lugares belíssimos.

- Mas os baixinhos não ficam fora das aventuras pois Monte Verde tem uma pista de quadriciclo para eles com equipamento de proteção e carinhosamente supervisionada.

- Passeio de avião para ver toda região é deslumbrante, vale a pena conferir.
- Você já fez arvorismo ? Pois em Monte Verde tem um dos melhores parques para este esporte com pessoal especializado, equipamento de primeira linha e as arvores que altura, você vai passear tocando a copa das arvores, vendo tudo como se fosse um passarinho, o melhor e mais moderno remédio anti stress já inventado.

- Caminhada da Cachoeira. A 3km de Monte Verde inserida na Fazenda Itapuá, a caminhada da cachoeira é um lindo passeio aberto ao público, às margens do rio que corta a Fazenda. Privilegiada pela sua exuberante mata nativa , são 3 km de uma trilha para todas as idades ,com muito verde ,sombra e cenários belíssimos. Na volta, pare na piscina e desfrute de uma bela vista para o vale de araucárias centenárias. Como chega: Na estrada que liga Camanducaia a Monte Verde, existe como referencia no km 27 um pinheiro no meio da estrada, entre a esquerda no muro de pedra mais 700m.

- A Casa dos Beija Flores. Tema de reportagem em várias emissoras de TV nacionais e internacionais. A casa dos Beija-Flores abriga uma concentração destas aves de deixar qualquer um perplexo (são mais de 20 espécies). Além dos beija – flores outras aves são atraídas a mais de 20 anos tornando o espetáculo inesquecível. Não esquecer máquina fotográfica para registrar tudo. Como chegar: Fazenda Itapuá, a 3km do centro, na estrada que liga Camanducaia a Monte verde, existe como referencia no 27km um pinheiro no meio da estrada entre na rua de terra mais 700 m.

História de Monte Verde

Baixas temperaturas, clima romântico e natureza privilegiada são sinônimos de Monte Verde. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.600 metros de altitude e frequentemente é chamda de a "Suiça Mineira". O charme da arquitetura local, a natureza, a estrutura turística e a gastronomia incentivam a comparação. Monte Verde tem belíssimas casas em estilo europeu, montanhas, pedras, picos mais de 180 hotéis e pousadas, além de bares e restaurantes que encantam tanto pela simplicidade da comida mineira como pelo sofisticado fondue.
Os costumes trazidos pelos primeiros moradores, o casal letão Verner e Emilia Grinberg, alemães, suiços e italianos que foram chegando depois, colaboraram para o "ar europei" que se respira em Monte Verde. A vila tem personalidade e sotaque próprios. A hospitalidade é típica do povo mineiro. Basta ir a uma das casas de chá ou entrar em um dos pontos de venda de queijos e vinhos, localizadas na principal avenidade da vila, para ter certeza que o clima pode ser suiço, mais o prazer em receber é o autêntico mineiro.Ninguém sai sem "provar um bocadinho".
Acolhedora, Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. A geografia local colabora para essa união de interesses tão diferentes, pois atende tanto quem busca o turismo contemplativo, como quem não se contenta apenas em apreciar belas paisagens e quer interagir, explorar e "viver" mais emoções do que cabem em um álbum de fotos de viagem. Ou seja, Monte Verde oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada pela manhã, saborear um strudell numa charmosa casa de chá, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianãs ou até praticar esportes mais radicais.

Informações úteis

Horário dos Ônibus

São Paulo - Camanducaia
Diário: 07:45 - 08:30 - 09:45 - 11:00 - 12:00 - 13:30 - 15:00 - 16:45 - 18:00 - 20:00
Sextas: 18:30
Domingos: às 21:15

Camanducaia - Monte Verde
Diário: 08:00 - 12:40 - 17:30
Segunda a sábado: 06:30 - 11:30 - 15:00 - 19:00
Monte Verde - Camanducaia
Diário: 10:45 - 15:00 - 19:00
Segunda a Sábado: 05:45 - 08:00 - 11:50 - 17:05
Camanducaia - São Paulo
Diário: 07:20 - 09:20 - 12:20 - 14:50 - 16:50
Monte Verde - Cambuí
Diário: 07:20
Cambuí - Monte Verde
Seguda a Sábado: 06:00 - 10:50 - 14:30 - 17:10
Domingos: 07:30 - 12:10
Feriados: 10:50 - 12:30 - 17:10
Pra vir de São Paulo pra Camanducaia
Partindo do Terminal Rodoviário Tietê, a Viação Cambuí tem saídas diárias com destino a Camanducaia.
Chegando em Camanducaia é necessário pegar um ônibus até Monte Verde.
Importante: A viagem até Camanducaia dura 2h20 hs
Importante:
O último horário é as 15:00 hs e permite chegar a tempo de tomar o ônibus para Monte Verde.

Pra vir do Rio de Janeiro para Monte Verde

Não existe ônibus direto para Camanducaia, e a melhor alternativa é seguir até Pouso Alegre (MG).
Quem faz a linha é a empresa Bel-Tour, a partir da Rodoviária Novo Rio.
Em Pouso Alegre há ônibus freqüentes para Camanducaia.

Pra vir de Outras cidades para Monte Verde, como por exemplo:
  • Campinas a Monte Verde:
  • Vale do Paraíba a Monte Verde:
  • Campos do Jordão a Monte Verde:
  • Belo Horizonte a Monte Verde:
Você deve chegar a Camanducaia ou Cambuí (os únicos lugares de onde saem ônibus para Monte Verde).
Os horários dos ônibus estão sempre sujeitos a alteração. Confirme com a empresa da sua cidade.
Confirmações sobre horários - SP (11) 6221-4165 / Garagem (35) 3431-3000


Veja as Distâncias de Monte Verde para algumas Cidades:

- Camanducaia - 30 km

- São Paulo - 166 km

- Campinas - 160 km

- Rio de Janeiro - 541 km

- Belo Horizonte - 483 km

- Brasília - 1065 km


Principais Telefones

OBS:
Todos os Caixas Eletrônicos 24 hs, estão localizado na Av. Monte Verde. P/ ligações telefônicas utilizar DDD (35), exceto p/ Viação Cambuí

Socorro Mecânico - 9925-1748 / 3438-1556 Correio - 3438-2264
Borracharia - 3438-1770 / 3438-1556 Pronto-Socorro 24 Horas - 3438-1682
Táxi - 8844-6944 / 9967-0012 Hospital ABMV - 3438-1595 / 3438-1474
Ônibus (Viação Cambuí) (11) 6221-4165 Drogaria - 3438-1616 / 3438-2219
Subprefeitura - 3438-1158 Santa Casa - 3433-1414
Secretaria de Turismo - 3438-2781 Igreja Batista - 3438-1295
Igreja Assembléia de Deus - 3438-1968 Igreja Católica - 3438-1392
Banco Bradesco - 3438-2224 / 3438-2212 Caixa Econômica - Cx Eletrônico 24 hs
Banco Itaú - Cx Eletrônico 24 hs
Banco do Brasil - Cx Eletrônico 24 hs
Policia Militar de Monte Verde - emergência 190 / 9115-0641 / 3438-2876
Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde - AHPMV - 3438-1839

Agências e Postos Bancários

Banco Bradesco – Agência
(Horário de Funcionamento dás 10:00 às 15:00)
Praça da Árvore, 40 / 48 - Tel.: (35) 3438-2224 / 3438-2212
Banco do Brasil Caixa Eletrônico 24h
Av. Monte Verde, Sobreloja

Caixa Econômica Federal - Caixa Eletrônico
Av. Monte Verde, 743 (Shopping Celeiro) - Tel.: (35) 3438-1290

Banco Itaú- Caixa Eletrônico 24h
Localizado na Av. Monte Verde, dentro do Shopping Invernes

Agora, Monte Verde tem uma Lotérica
Fica na Avenida Monte Verde...

logo piaoFixo Minas: (35) 3438-1406 / 1536
Celular WhattsApp: (35) 9 8720-1406 Oi
(35) 9 9750-1406 Vivo / 9 9222-0200 Tim
E-mail: reservas@piaomineiro.com.br
R. Virgo, 15 - Portal das Montanhas, Monte Verde - MG
Hotel Pião Mineiro - Monte Verde www.piaomineiro.com.br

- CURTA NOSSA PÁGINA

teste1

- FALE C/ O PIÃO MINEIRO

teste2

- Veja algumas fotos

teste3

- GARANTA SUA RESERVA

teste4

Temos 11 visitantes online